Chamada de Artigos do 2024 USP International Conference in Accounting para Edição Especial da Revista Contabilidade & Finanças

Publicado em 12 de janeiro de 2024.

Tema Central:

Reduzindo a lacuna entre oferta e demanda: Avançando na Pesquisa em Contabilidade & Finanças para enfrentar desafios societais

Apresentação

A Revista Contabilidade & Finanças, em parceria com o USP International Conference on Accounting, vem realizar uma chamada especial que contribua para o aumento do impacto societal das pesquisas acadêmicas conduzidas no âmbito do escopo da Revista Contabilidade & Finanças. O foco dos artigos selecionados para Edição Especial deve priorizar, embora não se restringir, a apresentar e discutir uma evidente contribuição prática. A motivação principal dessa Edição Especial é contribuir para o aumento do impacto das pesquisas acadêmicas na área de contabilidade e finanças para além da própria academia, permitindo uma aproximação com a prática profissional.

Muito tem se discutido recentemente sobre o impacto das pesquisas acadêmicas na área de contabilidade e finanças para além da própria academia, buscando-se também alcançar práticos, sociedade, políticas públicas e educação (Rajgopal, 2021; Wickert et al., 2021; Broedel e Flores, 2021; Guerreiro, 2022; Mendonça et al, 2022; Osma et al., 2023; Wanderley, 2023). Apesar de não se tratar de uma discussão recente, cada vez mais pesquisadores e instituições de pesquisa têm buscado encontrar caminhos que permitam uma maior aproximação entre academia, profissionais, organizações e sociedade. Dentre os objetivos principais dessa aproximação, tem-se a identificação de problemas de pesquisa que, ao mesmo tempo, permitam a condução de estudos acadêmicos que sejam inovadores e atendam ao rigor científico, e também contribuam para a proposição de soluções de problemas práticos vivenciados em um contexto mais amplo do que a própria academia.

De forma ampla, o tema central da Edição Especial é a contribuição da pesquisa acadêmica para produzir soluções para lidar com desafios da sociedade, incluindo profissionais, instituições responsáveis pela emissão de políticas públicas e professores. Essa Edição Especial tem três principais objetivos:

  • Promover a qualidade da pesquisa, especialmente em termos de suas implicações práticas, mas sem esquecer seu potencial de contribuição teórica, através de uma discussão em profundidade de até 8 (oito) artigos;
  • Conscientizar sobre a importância de se também priorizar as implicações práticas de pesquisas acadêmicas; e
  • Contribuir para a geração de novas ideias de pesquisa com potencial de impacto societal.

 

Dinâmica Proposta

  • Submissão inicial dos artigos através do processo regular de submissão na página do USP International Conference on Accounting, atendendo às normas de formatação do próprio Congresso (https://congressousp.fipecafi.org/Trabalhos/FormatacaoTrabalhos).
  • No momento da submissão, será necessária que seja feita a indicação sobre o interesse em participar do processo seletivo específico para a Edição Especial.
  • Os artigos submetidos ao congresso que se candidatem à Edição Especial não podem ter sido publicados ou submetidos a periódicos.
  • Os artigos passarão pelo processo regular de avaliação do próprio Congresso.
  • Tendo em vista os artigos aceitos para o Congresso, os coordenadores das áreas temáticas do Congresso farão a indicação de até 24 artigos que serão elegíveis à Edição Especial.
  • Embora não restritivo, será bem-vindo que os artigos indicados apresentem elevado alinhamento com o tema central proposto para o Congresso “Accounting, Sustainability and Digitalization: implications for the profession and academia” (https://congressousp.fipecafi.org/).
  • Na indicação dos artigos, os coordenadores de área temática do Congresso irão considerar como requisito fundamental que os artigos ofereçam evidentes contribuições por meio de aspectos teóricos inovadores, em discussão no ambiente acadêmico, e que ainda não tenham sido efetivamente difundidos no ambiente profissional.
  • Os artigos indicados serão examinados pelos editores convidados, seguindo procedimentos similares a uma análise desk usual para a Revista Contabilidade & Finanças.
  • A partir dessa análise, serão selecionados até 8 (oito) artigos, considerando como critérios centrais inovação teórica e potencial de impacto dos principais resultados no ambiente profissional. Especial atenção será dada à contribuição prática, muito embora ela não seja suficiente para a aprovação final.
  • Os 8 (oito) artigos selecionados serão convidados para serem submetidos no sistema da Revista Contabilidade & Finanças. No momento da submissão no sistema da Revista Contabilidade & Finanças, os artigos deverão atender às normas de publicação da Revista Contabilidade & Finanças (https://www.revistas.usp.br/rcf/onlinesubmission).
  • Os artigos selecionados para a Edição Especial serão encaminhados para dois avaliadores emitirem seus pareceres. O primeiro avaliador será com perfil predominantemente acadêmico, preferencialmente com experiência no ambiente profissional (p. ex., atuação em órgãos reguladores, consultoria, cargos de gestão). O segundo avaliador será com perfil predominantemente profissional, preferencialmente com entendimento da dinâmica acadêmica, não sendo um requisito que tenha titulação de mestre ou doutor.
  • O convite aos dois avaliadores ocorrerá apenas depois da definição dos artigos aprovados, buscando-se o maior alinhamento possível entre o tema dos artigos e o perfil dos avaliadores, em termos de atuação e experiência acadêmica e profissional, bem como, no caso do avaliador com perfil profissional, o tipo de instituição a qual está vinculado.
  • Adicionalmente, os artigos selecionados serão convidados a serem disponibilizados na plataforma SSRN (https://www.ssrn.com/index.cfm/en/), de maneira a permitir um acesso público.
  • Durante o congresso, os artigos aceitos serão apresentados em uma sessão aberta de discussão de desenvolvimento, dedicada exclusivamente para discussão dos artigos selecionados.
  • Cada artigo será apresentado, seguido por uma discussão dedicada e aprofundada, a ser conduzida pelos dois avaliadores convidados. É esperado que a versão dos artigos apresentados já considere os feedbacks recebidos durante a avaliação do Congresso. Haverá também um tempo para que a audiência possa se manifestar e compartilhar suas percepções. A audiência poderá acessar os artigos antecipadamente via a plataforma SSRN.
  • Depois do congresso, os autores terão até 45 dias para enviar versão ajustada dos artigos, tendo em vista os comentários dos dois avaliadores, assim como, da audiência, recebidos durante a sessão de discussão de desenvolvimento.
  • No processo de aprovação final, os editores convidados irão verificar o grau de atendimento aos comentários e se os artigos atendem aos padrões de qualidade dos artigos publicados na Revista Contabilidade & Finanças em edições regulares.
  • Adicionalmente, cada um dos avaliadores escreverá uma Resenha Crítica para o artigo avaliado. As Resenhas Críticas serão publicadas juntamente com os artigos selecionados.

 

Principais Datas:

Deadline de submissão para o Congresso: 26/02/2024 (https://congressousp.fipecafi.org/Congresso/DatasImportantes)

Resultado da avaliação do Congresso: 10/04/2024 (https://congressousp.fipecafi.org/Congresso/DatasImportantes)

Resultado da avaliação complementar desk: 08/05/2024

Sessão de apresentação: Durante a realização do 2024 USP International Conference on Accounting (https://congressousp.fipecafi.org/Congresso/DatasImportantes)

Envio das versões finais dos artigos: Meados de Setembro de 2024.

Decisão Final: Meados de Outubro de 2024 (previsão).

 

Editores Convidados (a definir):

 

Editor-Chefe: Andson Braga de Aguiar, Universidade de São Paulo (abraga@usp.br)

 

Referências:

Broedel, A., & Flores, E. D. S. (2021). Pesquisa contábil: o falso dilema entre a consistência metodológica e a relevância prática. Revista de Administração Contemporânea25.

García Osma, B., Mora, A., & Pierk, J. (2023). Dissemination of Accounting Research. European Accounting Review, 1-31.

Guerreiro, R. (2022). Algumas reflexões sobre a relevância da pesquisa contábil para a sociedade. Revista Contabilidade & Finanças33.

Mendonça, O. R., Oyadomari, J. C. T., & de Lima, R. G. D. (2022). Pragmatismo: a conexão entre a teoria e a prática. Advances in Scientific and Applied Accounting, 033-044.

Rajgopal, S. (2021). Integrating practice into accounting research. Management Science67(9), 5430-5454.

Wanderley, C. A. (2023). O atual estágio da Pesquisa em Contabilidade no Brasil e futuros avanços da área. Revista Catarinense da Ciência Contábil22, 1-5.

Wickert, C., Post, C., Doh, J. P., Prescott, J. E., & Prencipe, A. (2021). Management research that makes a difference: Broadening the meaning of impact. Journal of Management Studies58(2), 297-320.

Comunicado sobre financiamento da tradução

Publicado em 12 de dezembro de 2023

Desde 2012, a Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) tem sido publicada em português e inglês, digitalmente, de forma concomitante. Além disso, a RC&F também recebe artigos em espanhol. Em qualquer dos casos, a RC&F vem sendo responsável pelas traduções de português para inglês, de inglês para português ou de espanhol para inglês, sem custos para os autores.

Para os artigos submetidos a partir de 12 de janeiro de 2024, a RC&F deixará de providenciar as traduções, passando a ser de responsabilidade dos autores os custos de tradução, uma vez que o artigo seja aceito para publicação. Após aceitação, os autores deverão fornecer certificado de tradução indicando que o serviço de tradução foi realizado por profissional habilitado. A RC&F continuará a revisar todos os artigos aceitos, como forma de garantir a qualidade de suas publicações.

Evento Reconhecimento e Reflexão da RC&F – Edição 2023

Publicado em 14 de agosto de 2023.

Caros membros da comunidade da RC&F,

O momento Reconhecimento e Reflexão da Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) ocorreu mais uma vez para destacar os melhores desempenhos dos revisores em 2022. Na verdade, é um espaço destinados a todos os revisores da RC&F, parceiros fundamentais para a viabilidade de um periódico, a quem agradecemos por mais um ano de generosidade e esforço.

Assim como nos anos anteriores, o evento aconteceu durante o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Os editores associados das linhas de pesquisa tiveram a oportunidade de agradecer pelas contribuições dos revisores e de comentar o processo.

Tivemos um critério de elegibilidade (pelo menos quatro revisões durante o ano), um critério classificatório (cumprimento de prazo) e um critério qualitativo (qualidade dos pareceres). Ao final, pelo processo blind review, os editores associados escolheram o destaque da sua linha.

Neste ano tivemos os seguintes destaques:

 

Linha 1 – Contabilidade Gerencial e Controladoria
Carlos Eduardo Facin Lavarda
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1498-7881
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0990433322587449

Linha 2 – Contabilidade Financeira
Antonio Lopo Martinez
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9624-7646
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7735660007039816

Linha 3 – Mercado financeiro e integração empresas/stakeholders
Flávio Luiz de Moraes Barboza
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3449-5297
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4204955149040832

Linha 4 – Educação e pesquisa em contabilidade, finanças e atuária
Samuel de Oliveira Durso
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0016-3611
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4451958018981638

 

Parabéns a todos os revisores pela qualidade do trabalho, em especial aos destaques deste ano!

Agradecemos pelo apoio e compromisso.

 

Fábio Frezatti
Editor-Chefe da RC&F

Revista Contabilidade & Finanças (RC&F)
Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP

Nota de condolências

No dia 14 de março de 2023, faleceu o professor Gilberto de Andrade Martins. Graduado em Matemática, mestre e doutor em Administração de Empresas, foi professor livre-docente da FEA-USP. Teve um papel muito importante no Programa de Pós do Departamento de Contabilidade e Atuária, trazendo uma experiência quantitativa para alunos e professores. Além de ter feito parte do Conselho Editorial da Revista Contabilidade & Finanças (RC&F), Gilberto Martins também foi editor-chefe da RC&F entre 2009 e 2011, implementando mudanças no projeto gráfico da revista, quando ainda era uma publicação impressa. Gilberto Martins deixa um importante legado à FEA-USP e à pesquisa científica na área de contabilidade.

Chamada de longo prazo

São Paulo, 29 de outubro de 2021

Caros autores,

A RC&F, ao mesmo tempo em que zela para manter o seu escopo, também atua de maneira adaptada às mudanças do ambiente, tendo particular interesse em artigos de várias temáticas, sem prejuízo dos temas tradicionais da área. A materialização dessa informação é feita por meio do que nomeamos “chamada de longo prazo”.

Os principais estímulos para essa ação são: i. descontentamento frequente sobre o distanciamento das pesquisas em relação às realidades das organizações; ii. como consequência do item anterior, frequente questionamento sobre a utilidade das publicações; iii. ocorrência de mudanças disruptivas no ambiente organizacional, como por exemplo, a dimensão da transformação digital, com enorme espaço para pesquisa e publicação; e iv. repetição de pesquisas sobre os mesmos temas com baixa inovação.

Uma das causas dos problemas acima decorre do fato de que os pesquisadores olham o “retrovisor”, ou seja, aquilo que já foi publicado. Percebemos a possibilidade de instigação por parte dos periódicos sobre oportunidades de pesquisas que os editores identificam e que podem influenciar novos projetos de pesquisa. Por isso, introduzimos a “chamada de longo prazo” e suas características são:

  1. Não tem data para encerramento. Queremos trabalhos com alta qualidade e o tempo é uma variável relevante. Assim que percebermos novas oportunidades, instigaremos a comunidade com novas chamadas.
  2. Dispondo de artigos em quantidade suficiente, geraremos edições temáticas, adicionais às edições regulares, na perspectiva de fast track em termos de publicação.

Os editores associados especificaram os temas que consideram prioritários em termos de artigos que gostariam de receber por meio de alguns exemplos:

Contabilidade gerencial e controladoria:

  • Uso de fontes de dados inovadoras na contabilidade gerencial – p. ex: uso de “big data” para tomada de decisões; uso de informações em tempo real para gerenciamento de desempenho; uso e análise de informações não estruturadas, como vídeos e textos; etc.;
  • Transformação digital e papel da contabilidade gerencial – p. ex: como a transformação digital afeta os sistemas de contabilidade gerencial e de controle; como os sistemas de contabilidade gerencial e controle influenciam na transformação digital das organizações; desenvolvimento profissional: controller vs. data scientist;
  • Novas formas de trabalho e os sistemas de controle gerencial – p. ex: trabalho remoto e os sistemas de controle gerencial; avaliação de desempenho e sistemas de incentivos em contratos intermitentes e/ou temporário; o processo de “uberização” e o papel da contabilidade gerencial; etc.
  • Sustentabilidade e contabilidade gerencial – p. ex: qual é a influência de iniciativas ESG sobre sistemas de contabilidade gerencial; como a contabilidade gerencial pode apoiar e/ou restringir iniciativas ligadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento sustentáveis); etc.
  • A relevância social da contabilidade gerencial – p. ex: como a contabilidade gerencial pode se envolver e influenciar a regulação externa e governança das organizações; como a contabilidade gerencial influencia e molda os mercados e quais as consequências sociais desse processo; etc.
  • Uso de novas tecnologias e a contabilidade gerencial – p. ex.: Uso e implicações da inteligência artificial na contabilidade gerencial, uso e implicações do block-chain na contabilidade gerencial, uso e implicações de técnicas avançadas de data anaytics na contabilidade gerencial; aceitação e barreiras no uso de “black box” algoritmos no processo de tomada de decisões, etc.

Contabilidade financeira:

  • Inovações na Teoria da Contabilidade – p. ex.: estrutura conceitual básica; essência versus forma; fidedignidade; modelo do resultado pelo operational income ou all inclusive; resultado abrangente; criação de novas classificações das demonstrações contábeis; análise crítica das avaliações a custo, a valor de reposição e a justo, com valores nominais e corrigidos; demonstrações contábeis com múltiplos critérios de mensuração; demonstrações pro forma, demonstrações combinadas; consolidação proporcional; contribuição da contabilidade ao valuation; análise crítica e inovações no reconhecimento de ativos e passivos; prevalência: competência ou definição de ativo e passivo; desempenho passado versus projeções; melhorias nos conceitos de ativo, passivo, receita e despesa; taxas de desconto; contabilidade na descontinuidade; contabilidades diferentes para diferentes tamanhos de empresas; divulgação; concessões; balanço social (recursos humanos, ESG, valor adicionado); riscos operacionais, financeiro e outros; materialidade e relevância; indiciadores não financeiros; goodwill (do ativo e do passivo) etc.
  • Análise Crítica das Normas Internacionais de Contabilidade – p. ex.: problemas derivados da replicação de critérios da demonstração consolidada para a demonstração individual; contratos executórios; capitalização de direitos de uso, limites da essência sobre a forma; ativos intangíveis – reconhecimento e mensuração; capital humano; análise crítica do conceito de lucro nominal; análise do lucro “operacional”, contabilização dos instrumentos financeiros, títulos de dívida e equity, demonstração separada, demonstração do resultado por função versus por natureza, transações entre entidade sob controle comum; POC versus nas chaves na atividade imobiliária; ativo e passivo contingente; mensuração a valor justo e taxa de desconto; reconhecimento de receita; divulgação; divulgação dos riscos contabilidade de hedge; concessões;  contabilidade inflacionária; etc.
  • Criatividade na Análise de Balanços – p. ex.: aperfeiçoamento de modelos integrados de avaliação de desempenho; contribuição do valor da dívida ao valor da empresa; avaliação de desempenho versus prognósticos futuros; indicadores versus leitura; análise crítica dos indicadores de desempenho, liquidez e outros; efeitos da inflação; uso da demonstração do valor adicionado; análise do risco; efeito das normas contábeis na análise de balanços; indicadores padrão; moeda funcional diferente do real; introdução ao valuation; goodwill do passivo; etc.
  • Sustentabilidade – p.ex.: Contribuições da contabilidade para projetos conjuntos sobre as ODS.

Mercado financeiro e integração empresas/stakeholders: 

  • Empreendedorismo – p. ex.: Impactos dos conceitos financeiros vistos como apoios e restrições sobre empreendedorismo.
  • Análise de risco – p. ex.: ambientes não tradicionais.

 Educação e Pesquisa em Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças:

  • Inclusão social, étnico-racial e de gênero – p. ex.: educação contábil, atuarial e financeira e inclusão social, étnico-racial e de gênero;
  • Transformação digital nos ambientes educacionais do ensino de contabilidade, finanças e atuária.

Atuária:

O mundo pós-pandemia

A Covid-19 alterou o mundo; seus efeitos serão sentidos por muito tempo, talvez para sempre. Todas as organizações, governos e indivíduos tiveram e ainda estão tendo que se adaptar a esta nova realidade. Nesse panorama, incerteza e risco têm um papel proeminente. Esse desafiador ambiente gerou também uma promissora agenda de pesquisa em Atuária, que merece ser explorada. Uma lista não excludente de temas inclui, por exemplo:

  • Mudanças demográficas, com alterações em padrões de mortalidade, fecundidade e migração;
  • Impactos sobre a saúde pública e a saúde complementar;
  • Impactos sobre o setor de seguros e resseguros, particularmente sobre os seguros de vida;
  • Impactos sobre a previdência básica e a previdência complementar;
  • Mudanças nas estruturas de proteção social;
  • Impactos sobre finanças e investimentos.

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas são bastante complexas. Mudam e criam novos riscos, exigindo dos atuários habilidade na construção de cenários de gerenciamento de riscos, para o setor segurador, instituições financeiras, governos e indivíduos. Os impactos serão heterogêneos, afetando as regiões e as diferentes gerações forma desigual. Tendo em vista estes fatos, novas oportunidades de pesquisa têm surgido na área atuarial. Uma lista não excludente de temas inclui, por exemplo:

  • Aquecimento global, eventos extremos e catástrofes, como inundações, ciclones, incêndios etc;
  • Mudança nos padrões dos eventos climáticos;
  • Riscos de transição.

Pesquisas desenvolvidas dentro do ambiente hispânico:

As oportunidades identificadas nas demais linhas cabem nesta, incluindo estudos comparativos entre os países.

Finalmente, informo que continuaremos recebendo e processando artigos com as abordagens atuais, com a mesma dedicação e interesse.

 

Atenciosamente,

Fábio Frezatti
Editor-Chefe
Revista Contabilidade & Finanças

 

Patrocinadores:

Secretaria da Revista Contabilidade & Finanças

Editor-Chefe:

Prof. Dr. Andson Braga de Aguiar - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
abraga@usp.br

Assistente Editorial:

Guilherme Viana - FIPECAFI, São Paulo, SP, Brasil
guilherme.viana@fipecafi.org
(11) 2648-6320

Nosso endereço:

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, FEA 3, sala 118
Cidade Universitária, São Paulo, SP, CEP 05508 010
recont@usp.br

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta – 09h às 18h.