ESCOPO E LINHA EDITORIAL
A RC&F publica artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos teórico-empíricos, ensaios e modelos nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas. Instruções aos autores sobre características do tipo de artigo devem estar disponíveis no site.
Ao submeter um artigo à RC&F o(s) autor(es) deve(m) se certificar de que o trabalho está alinhado com as linhas de pesquisa e com o escopo da revista. As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são:
- Contabilidade gerencial e controladoria: Refere-se ao campo de pesquisas e estudos sobre contabilidade gerencial e controladoria e seu uso nas organizações. Dentre os vários temas de interesse, contempla: contabilidade gerencial; análise e gestão de custos; controladoria nas entidades públicas, privadas e do terceiro setor; planejamento e gestão tributária; gestão da cadeia de produção; planejamento estratégico e controle orçamentário; sistemas de controle gerencial; sistemas de informações gerenciais; avaliação de projetos de investimentos; sustentabilidade; profissão do controller; entre outros. A linha trata os vários tipos de organizações, inclusive startups.
- Contabilidade financeira: Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos de identificação, mensuração e divulgação da informação contábil. Desdobra-se em: teoria da contabilidade; contabilidade societária; convergência de normas; balanço social (demonstração do valor adicionado, meio ambiente, recursos humanos); capital intelectual; contabilidade pública e do terceiro setor; auditoria independente; análise das demonstrações contábeis; reconhecimento dos efeitos inflacionários; contabilidade tributária; governança corporativa.
- Contabilidade, finanças e auditoria pública: Abrange pesquisas que buscam descrever, explicar, interpretar e/ou compreender a geração e a utilização de informações contábeis na gestão e controle de recursos públicos. A área engloba não apenas pesquisas com os diversos tipos de organizações do setor público, mas também outros arranjos organizacionais criados com a finalidade de gerir e aplicar recursos e políticas públicas. Dentre os vários temas de interesse, a área contempla: contabilidade governamental na gestão de recursos públicos, finanças públicas (mecanismos de gestão fiscal, como controle de endividamento e solvência fiscal e demais controles sobre o gasto público, as receitas e operação de limites fiscais); efeitos da digitalização do setor público; organização e operação de sistemas de custos do setor público, uso gerencial de informações contábeis para definição e avaliação de políticas públicas; efeitos e implicações da normatização da contabilidade aplicada ao setor público; abordagens históricas relacionadas ao setor público; orçamento público e sistemas de administração financeira e orçamentária, seja como mecanismos de controle fiscal, alocação de recursos, elementos de distribuição de poder nas organizações ou transparência; mecanismos de controle e accountability (interno, externo e social), sustentabilidade do setor público, entre diversas outros temas que estejam inseridos na gestão e controle de recursos públicos.
- Mercado financeiro e integração empresas/stakeholders: Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos dos mercados componentes do sistema financeiro (crédito, câmbio, monetário e de capitais), bem como as relações entre tomadores e investidores de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou projetados, conflitos de interesse, transparência, governança, sempre vinculados à discussão contábil.
- Educação e pesquisa em contabilidade, controladoria, atuária e finanças: Refere-se à investigação de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam ao aprimoramento da qualidade de todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como da vigilância do processo de construção de trabalhos científicos em todas as áreas de ciências contábeis, finanças e atuária. Desdobra-se em: educação superior; formação do contador; currículo mundial; processo de ensino e aprendizagem; estilos e estratégias de aprendizagem; tecnologia da educação; educação on-line e modelos colaborativos virtuais; epistemologia contábil; perfil; processo de ingresso; permanência e evasão no ensino superior; evolução do egresso; avaliação de programas educacionais.
- Atuária: Trata de temas ligados ao gerenciamento de risco e à proteção social. Dentre as principais áreas, podem ser citadas todas as modalidades de seguros, previdência básica e complementar, saúde, enterprise risk managemente riscos financeiros, finanças e investimentos, demografia e envelhecimento e demais tópicos de pesquisa que utilizem técnicas atuariais.
- Assuntos emergentes em contabilidade, finanças e atuária: É o espaço para pesquisas críticas e interdisciplinares, examinando práticas contábeis, financeiras e atuariais como instrumentos sociais que podem perpetuar desigualdades ou promover justiça e equidade. Para isso, é primordial integrar outros saberes, como Sociologia e História, para oferecer perspectivas inovadoras. Priorizamos investigações que: (1) examinem o papel dessas práticas na construção de estruturas socioeconômicas, desafiando narrativas dominantes e expondo influências coloniais e pós-coloniais; (2) explorem como essas práticas impactam e são impactadas por questões de gênero, raça e classe; (3) analisem os profissionais dessas áreas, tomados enquanto grupo, revelando como contextos sociais, políticos e econômicos moldam suas identidades e práticas; (4) investiguem as transformações semânticas de conceitos fundamentais, demonstrando como termos aparentemente estáveis refletem mudanças nas práticas, estruturas econômicas e relações de poder. Valorizamos tanto os sentidos impostos quanto os derrotados, questionando criticamente os interesses por trás dessas disputas. Essa abordagem revela as complexidades que moldam a linguagem técnica em diferentes contextos, aprofundando nossa compreensão dessas disciplinas como práticas socialmente situadas e contestadas.
- Pesquisas desenvolvidas dentro do ambiente hispânico: Procura tornar-se um ponto de encontro entre as pesquisas realizadas no ambiente hispânico, o do Brasil e o anglo-saxão, com base em artigos escritos nesse ambiente.
Caso os autores tenham dúvidas sobre a aderência de seus trabalhos às linhas de pesquisa da RC&F devem entrar em contato com o Editor-Chefe (recont@usp.br).