A RC&F é constituída pelos seguintes elementos: (i) Conselho Editorial; (ii) Corpo Editorial Científico; (iii) Editor-Chefe; (iv) Editores Associados e (v) Revisores ad hoc. A comunicação dessa estrutura ocorre por meio dos sites ligados ao EAC (http://www.rcf.fea.usp.br) e ao SciELO (http://www.scielo.br/rcf).
Conselho Editorial
O Conselho Editorial da RC&F, composto por 12 membros, é constituído por pesquisadores e docentes de destaque na área, oriundos da comunidade acadêmica de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças. Os nomes devem ser propostos e aprovados pelo Conselho do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP.
Os editores chefe e associados, participam das reuniões do conselho em termos de voz, mas não votam nas deliberações.
O mandato dos membros do Conselho Editorial é de dois anos, podendo ser renovado.
Cabe ao Conselho Editorial:
- Coordenar o processo de escolha e aprovar o nome do Editor-Chefe e dos editores associados para cada mandato;
- Zelar pelo cumprimento das atribuições dos editores e substituí-los caso suas atribuições não estejam sendo cumpridas adequadamente;
- Deliberar sobre decisões relativas a políticas editoriais da RC&F, tais como: mudanças de missão, escopo e foco, público-alvo, identidade visual, processo editorial e periodicidade;
- Desenvolver a atividade de ombudsman por meio de designação de agente; e
- Discutir e aprovar as alterações do Regulamento.
Editor-Chefe
O Editor-Chefe coordena o processo editorial buscando promover o desenvolvimento dos trabalhos submetidos à RC&F, de seus autores e revisores. A escolha do Editor-Chefe deve considerar fatores como: liderança científica, reconhecimento da comunidade, histórico de atuação como revisor e autor e seu projeto de trabalho para o periódico.
O mandato do Editor-Chefe é de dois anos, sendo permitidas reconduções.
O Editor-Chefe não poderá publicar artigo na RC&F.
O Editor-Chefe é responsável por:
- Coordenar a equipe envolvida com o periódico, incluindo editores associados, revisores e funcionários;
- Revisar a admissão de artigos submetidos ao periódico (desk review), a ser realizada diretamente ou solicitada a um Editor Associado;
- Recomendar a inclusão e substituição de membros do Corpo Editorial Científico;
- Selecionar, avaliar e substituir revisores ad hoc;
- Indicar revisores para os artigos submetidos à publicação;
- Recomendar alterações em conteúdos de artigos submetidos, embora possa eventualmente delegar essa responsabilidade a um integrante do Corpo Editorial Científico ou Editor Associado;
- Informar ao autor correspondente a decisão editorial ao final do processo de avaliação; e
- Decidir sobre a aprovação ou a rejeição de artigos.
O Editor-Chefe deve ter por objetivo:
- Melhorar continuamente o periódico e seus processos de gestão editorial;
- Promover a celeridade do processo editorial;
- Manter registro de avaliações de desempenho de revisores ad hoc, em especial nos aspectos relacionados à qualidade de pareceres e prazos incorridos para emissão de pareceres;
- Orientar os autores sobre tudo o que se espera deles;
- Zelar pelo cumprimento dos prazos de emissão de pareceres e divulgação dos artigos;
- Mediar a relação entre revisores e autores; e
- Designar editores convidados (externos à RC&F) para fins de editoria de artigos de autoria de membros do Conselho Editorial da RC&F submetidos ao periódico.
Editores Associados
A estruturação editorial por linha de pesquisa demanda conhecimentos e especialidades. As linhas identificadas são as seguintes:
- Contabilidade gerencial e controladoria;
- Contabilidade financeira;
- Mercado financeiro e integração empresas/stakeholders;
- Educação e pesquisa em contabilidade, controladoria, atuária e finanças;
- Atuária;
- Assuntos emergentes em contabilidade, finanças e atuária; e
- Pesquisas desenvolvidas dentro do ambiente hispânico.
Dessa maneira, a estrutura editorial contempla sete editores associados que desenvolverão suas atividades em conjunto com o Editor-Chefe. O processo de escolha dos editores associados deve considerar fatores como: reconhecimento da comunidade e histórico de atuação como revisores e autores.
O mandato dos editores associados é de dois anos, sendo permitidas reconduções.
Em caso de necessidade e a critério do Editor-Chefe, a RC&F poderá ter editores associados, denominados editores ad hoc, sem vínculos com seções específicas do periódico, em função do volume de trabalhos submetidos e dos campos de especialização desses editores.
Os editores associados são indicados pelo Editor-Chefe, devendo sua escolha ser aprovada pelo Conselho Editorial. Seus mandatos são de dois anos, podendo haver recondução. Suas atribuições são:
- Assessorar o Editor-Chefe na identificação de revisores ad hoc para avaliação de trabalhos submetidos;
- Assessorar o Editor-Chefe na avaliação dos aspectos objetivos do processo de avaliação de manuscritos submetidos ao periódico; e
- Assessorar o Editor-Chefe na decisão editorial sobre a publicação.
Editor ad hoc
Os Editores ad hoc são profissionais que atuam na linha de pesquisa sob a coordenação do Editor Associado.
Corpo Editorial Científico
O Corpo Editorial Científico da RC&F é um colegiado multi-institucional, integrado por especialistas plenos de amplo reconhecimento na comunidade acadêmica nacional e/ou internacional, distribuídos em termos tanto de seus campos científicos de especialidade, quanto geográficos, abrangendo regiões distintas do Brasil e de outros países e a mais ampla gama de campos científicos na área.
O mandato dos participantes do Corpo Editorial Científico é de dois anos, sendo permitidas reconduções. A quantidade de membros do Corpo Editorial Científico é definida pelo Editor-Chefe por ocasião do inicio de seu mandato e decorre das necessidades do periódico.
O Corpo Editorial Científico da RC&F é formado por pesquisadores, escolhidos pelo Editor-Chefe do periódico assessorando-o na:
- Revisão de admissão (desk review) dos artigos submetidos à publicação;
- Escolha de avaliadores;
- Comissão especial para resolver problemas referentes às políticas éticas de publicação; e
- Demais decisões relativas aos aspectos científicos do processo editorial do periódico, sempre que solicitados por um dos editores.
Revisores Ad Hoc
Os revisores ad hoc desenvolvem a análise dos artigos a partir de um conjunto de elementos definidos em template; tais como interesse para o periódico, metodologia, referencial, clareza, entre outros. É possível que eles recomendem alterações no trabalho, indiquem-no para publicação, sugiram novas revisões ou rejeitem-no. Estes subsídios são utilizados pelo Editor-Chefe, ouvidos os Editores Associados, para a decisão de aceitação ou não dos artigos.
Os revisores ad hoc da RC&F são estudiosos com reconhecimento na comunidade acadêmica nacional ou internacional. Sua seleção busca abranger tanto os diversos campos científicos de especialização, quanto a diversidade geográfica, incluindo regiões distintas do Brasil e de outros países. Os revisores são convidados pelo Editor-Chefe para fazerem parte do grupo de pesquisadores da Revista e, dentro das suas áreas de especialidades, o convite é estendido à análise dos trabalhos.
A escolha de revisores ad hoc para cada artigo é feita pelo Editor-Chefe do periódico, ouvidos os editores associados.
Desde que a demanda exija, cada linha de pesquisa pode dispor de editores ad hoc por linha no sentido de colaborar com o trabalho do Editor Associado. O mandato tem o prazo de dois anos podendo ser renovado.