Política sobre ética na publicação

A política sobre ética disciplina os relacionamentos entre os vários agentes na publicação de artigos científicos. Não pretende esgotar o assunto, mas tratar os aspectos mais relevantes, inclusive operacionais, no relacionamento entre editores, autores, avaliadores, leitores e comunidade em geral. Nesse sentido, está alinhada com diretrizes da Committee on Publication Ethics (COPE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Associação Nacional de Pesquisa em Administração (ANPAD). Divide-se em:

Copyright

Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher a “Declaração de Titularidade Originária” e a “Autorização para a Reprodução e para a Tradução de Obra Autoral”.

Creative Commons

A atribuição do Creative Commons e CC-BY, sempre reconhecendo aos autores e ao periódico os créditos da pesquisa.

Financiamento para pesquisa

Quando a pesquisa que originou o artigo submetido for financiada por alguma organização, o fato deve ser informado pelos autores na ocasião da submissão do trabalho, no sistema ScholarOne.

Conflito de interesse

Caso exista conflito de interesse entre autores e qualquer outra pessoa ou entidade, deve ser informado pelos autores na ocasião da submissão do trabalho, no sistema ScholarOne.

Práticas inadequadas

No caso de identificação de potenciais práticas inadequadas, tais como redundância, plágio, problemas com uso de bases de dados, conflitos entre autores, conflitos de interesse não esclarecidos, entre outros, uma vez não solucionadas, devem ser discutidas no grupo dos editores. Se ainda assim a questão não for resolvida, será criada uma comissão aos editores para avaliar e decidir sobre o problema e comunicada a sua existência e solução proposta ao Conselho Editorial. Política interna orientará a sequência e envolvimento. Em caso de dúvida, os autores devem encaminhar suas questões à Revista por e-mail ao Editor-Chefe. Retratações serão demandadas quando incorreções relevantes forem identificadas em artigos já publicados.

Orientações aos autores, avaliadores e editores

A revisão por pares (Peer Review), em todas as suas formas, tem um papel fundamental no processo de garantir a qualidade e a integridade da produção acadêmica. Este processo depende, em grande parte, da confiança, e demanda que todos os envolvidos atuem de forma responsável e ética. As Diretrizes Éticas do COPE para Revisores Externos estabelecem os princípios básicos e normas aos quais todos os revisores devem aderir no processo de revisão por pares (http://publicationethics.org/). Dentre as diretrizes éticas do COPE, destacamos as seguintes:

Os revisores externos, na decisão de aceitação ou não da avaliação de um artigo:

Os revisores externos, durante e após avaliação de um artigo, devem:

Patrocinadores:

Secretaria da Revista Contabilidade & Finanças

Editor-Chefe:

Prof. Dr. Andson Braga de Aguiar - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
abraga@usp.br

Assistente Editorial:

Guilherme Viana - FIPECAFI, São Paulo, SP, Brasil
guilherme.viana@fipecafi.org
(11) 2648-6320

Nosso endereço:

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, FEA 3, sala 118
Cidade Universitária, São Paulo, SP, CEP 05508 010
recont@usp.br

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta – 09h às 18h.